Clipart

Gráfica rápida ou digital x gráfica tradicional ou offset

A grande diferença que há entre uma gráfica rápida ou digital e uma gráfica tradicional ou offset, consiste no processo de impressão que cada uma utiliza, assim como máquinas, serviços, preços, tiragens, comumente associados a um ou outro tipo.

Gráficas rápidas ou digitais utilizam processos de impressão digital que podem ser de diversos tipos: a jato de tinta, a laser ou ainda a cera, sendo o mais comumente utilizado o a laser, pela rapidez do processo com custo reduzido e, com ótima qualidade também.

Em todos os processos citados acima, não há a produção de uma chapa, ou matriz. O arquivo a ser impresso é enviado do computador diretamente para a impressora que imprimirá a peça gráfica.

Gráficas digitais normalmente devem ser utilizadas para impressão de pequenas quantidades, com prazo mais curto de entrega, tendo em vista que, a impressão offset para quantidades acima de 200 ou 250, principalmente para peças que utilizam cor, tem um preço final mais convincente.

As gráficas offset utilizam máquinas bem maiores, que podem imprimir de, apenas uma cor até sete cores, simultaneamente. Gráficas de maior porte trabalham, geralmente, com impressoras offset que imprimem de quatro a sete cores.

O processo de pré-impressão no sistema offset requer maior tempo para acontecer, por isso é um método que exige prazos maiores. É preciso que o arquivo seja entregue em CD ou enviado por meio digital, depois um fotolito é produzido, após este a chapa e só depois a impressão é feita. No digital, assim que se tem o arquivo é possível que se imprima a peça gráfica.

Uma diferença importante também, é a relação preço x quantidade. No processo digital, em boa parte das vezes, não é exigida quantidade mínima  e o preço de uma peça é igual para duas, três peças e assim por diante.

Já no processo offset, há os custos fixo de produção (fotolito, chapas, preparo da máquina) que não variam com as quantidades de peças a serem produzidas, o que significa que tiragens maiores de um mesmo pedido, tem menor custo por unidade.

Escolher entre um ou outro processo deve estar de acordo com o tipo e com a quantidade de material que se deseja produzir. Para peças coloridas, que tenham tiragens superiores a 200 ou 250 exemplares, é sempre bom ponderar e, considerar o offset como melhor tipo de impressão. Para números abaixo, aconselha-se a utilização de uma gráfica rápida, que atenderá ao serviço em tempo mais reduzido, e terá um custo menor com qualidade muito semelhante.

Ambas tem qualidade de impressão, mas é sempre bom pesquisar e comparar, assim será possível economizar e ser atendido dentro das especificações e necessidade de serviço.